Sobre

INCENTIVO AO PLANTIO DE CAFÉ EM JOSÉ RAYDAN


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

INCENTIVO AO PLANTIO DE CAFÉ EM JOSÉ RAYDAN

Uma das mais produtivas plantações de café da região está situada em Fonseca, município de José Raydan - MG e serve de base e incentivo para outros produtores da região interessados no plantio dessa lavoura tão presente na história e cultura de Minas Gerais.

O prefeito de José Raydan, Paulo Peixoto, se reuniu com moradores do distrito de Fonseca, para anunciar o projeto de apoio da prefeitura àqueles que tiverem interesse em investir no plantio do café. Produtores Rurais de toda a região de Fonseca estiveram presentes ouvindo e esclarecendo dúvidas. Além de dissertar sobre a forma que a prefeitura vai apoiar os produtores, o prefeito anunciou abertura de poços semiartesianos para quem não tiver outro recurso de água, máquina para abertura das ruas internas na lavoura e outras ações necessárias para o cultivo, que estiverem dentro das possibilidades legais do município.
A reunião foi organizada pelo Secretário Municipal de Agricultura José Rabelo Neto – Nigrim do Leto, que contou também com a presença da gerente do Banco do Brasil, Agência de Santa Maria do Suaçuí - Carla Praxedes Nassau, que falou aos presentes sobre a importância do Banco do Brasil em projetos dessa natureza. A gerente também esclareceu sobre os mecanismos existentes para proteger o produtor, caso algo de errado aconteça no processo de desenvolvimento do projeto, mas chamou a atenção para a plena possibilidade do êxito: “havendo comprometimento, trabalho e dedicação de todos, é certo que o plantio se torne uma realidade produtiva e lucrativa”.

LOCAL DA REUNIÃO
Quanto ao local da reunião, em José Raydan não haveria melhor, pois, aconteceu em Fonseca, na propriedade cafeeira que surgiu da união do conhecimento técnico com a dedicação, esforço e muito trabalho. Os irmãos Mateus e Igor se uniram ao Betim Rabelo para se tornarem referência regional na produção do café. A plantação que teve início em abril de 2015, produz em média 110 sacas de café, por hectare. Assim, Mateus Lafaete Venturini Oliveira, Igor José Venturini de Oliveira e Adalberto Rabelo Camilo vão seguindo e gerando emprego e desenvolvimento em Fonseca.
Além do Café, na propriedade também há o cultivo de melancia e tomate, e ainda, grandes áreas com plantio de banana e maracujá. Uma propriedade que serve de modelo não só para José Raydan, como também toda a região, alinhando-se ao que disse a Carla gerente do Banco do Brasil: conhecimento e assistência técnica, aliados à dedicação e muito trabalho.

APOIO DA CÂMARA DE VEREADORES
Para que a prefeitura de José Raydan apoie o projeto com máquinas e incentivos, o prefeito Paulo Peixoto contou com o apoio da Câmara de Vereadores, que se reuniu no dia 26 de maio de 2021, para discussão e aprovação do Projeto de Lei Nº 007/2021 que institui o “Programa Municipal de Incentivo à Produção Rural e Agropecuária, Construção e Desenvolvimento Socioeconômico do Município de José Raydan-MG”. Vide: www.camarajoseraydan.mg.gov.br

EMATER-MG
Um projeto dessa magnitude não poderia deixar de contar também com a EMATER e todo o seu know-how. A empresa mineira especialista em extensão rural esteve presente, representada pelo Geraldo, técnico local do Escritório de José Raydan.